sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Gandalf, o Cinzento

Um dos personagens mais carismáticos e adorados, além de conhecidos, de Tolkien é Gandalf, o Cinzento. Gandalf é um mago que peregrina pela Terra Média, aconselhando os homens com corações pesados. Entre os elfos é conhecido por Mithrandir, entre os homens por Gandalf, mas seu nome original é Olórin, um dos Maiar.



Depois da Guerra da Ultima Aliança, os Valar resolveram mandar ajuda aos habitantes da Terra Média, e enviaram cinco Maiar: Olórin (Gandalf), Radagast, Curunnír (Saruman) e os Magos Azuis, Alatar e Pallando. Eles vieram em forma de homens, sucetíveis à medos e à morte.

Gandalf se destacou entre o público por ser sábio e cheio de preocupação com outros e extremamente poderoso. Fazia parte da companhia que partiu do Condado para reconquistar Erebor, aventura que resultou na Batalha dos Cinco Exércitos, e ainda, no caminho, expulsou o Necromante de Dol Guldur, juntamente com o Conselho Branco.

Sessenta anos depois, durante a época de O Senhor dos Anéis, Gandalf orientou Frodo para que fosse para Bri, e depois para Valfenda, na busca por destruir o Um Anel. Frodo chegou em Valfenda quase ao mesmo tempo que Gandalf, que foi preso em Orthanc por Saruman, que revelou sua traição em favor de Sauron. Participou do conselho de Elrond, onde ficou decidido que iria junto com a Comitiva do Anel.

Em Moria, Gandalf tem sua luta mais famosa: contra um Balrog de Morgoth. Para terminar a luta, Gandalf quebra a ponte que saía de Kazad-dûm, ato pelo qual ficou imensamente famoso pela frase: “You shall not pass!” (Você não pode passar), unindo espada e cajado. Infelizmente, acaba caindo junto com o demônio, e após uma imensa luta ele morre, matando o inimigo.



Trazido de volta a vida como Gandalf, o Branco, nosso mago orienta Aragorn e os homens de Rohan e Gondor, em sua luta contra Sauron, que acaba por sair vitoriosa, graças a sua ajuda. É por muitas vezes comparado ao mago Dumbledore, de Harry Potter, por sua enorme barba, pela magia e por ser extremamente sábio, embora na minha concepção, Gandalf ainda seja superior ao velho mago.


“You shall not pass!”

2 comentários :