domingo, 17 de fevereiro de 2013

Loki (Deus do Fogo)


Continuando nossa série sobre deuses nórdicos, hoje vamos falar sobre Loki. Talvez um vilão ou um simbolo da maldade? Loki é considerado o Deus do fogo, da trapaça e travessura e também um dos mais importantes da mitologia nórdica. Então vamos nessa!




Loki é considerado o Deus que pode assumir a forma do que quiser, seja o gigante da obra de Elmer Boyd Smith, a um animal assim como seus filhos. Loki é uma figura complexa e de amplo estudo, e hoje estamos compartilhando com vocês informações sobre este gigante.

Loki é um grande mentiroso e traiçoeiro, mas não leve isso para o lado negativo, grande parte disso é habilidade sua para fins de seus interesse, então como estratégia elas causam problemas a outros deuses como os de Asgard. Mas não pense que este Deus é unicamente ruim, foi grande parceiro de Thor e único que consegue recuperar seu martelo, porem ainda possui artefatos de outros deuses como o próprio martelo de Thor e a lança de Odin, que alias foi o presente do próprio Loki para Odin, em uma tentativa arriscada de recuperar amizades de Aesir e Vanir. Aesir um clã de Asgard e Vanir um grupo de deuses da fertilidade, com destaques para Frey, Freyja e Njoror (além de outros deuses).

É considera uma das grandes figuras nos versos e poemas de Edda. No poema consta a parte onde Aegir, Deus dos mares e oceanos, promovia eventos para os deuses onde eles elogiavam alguns deuses de Vanir. E Loki por não suportar isso, mata Fimafeng e então Aegir e outros o deuses expulsão Loki. Após isso Loki volta ao evento e promove um Flyting, que nada mais é do que um concurso de insultos feito diretamente aos deuses e outros deuses. Vejam as imagens mais abaixo onde aparece Loki e Freyja em um Flyting (imagem de Lorenz Flölich) e também a imagem de Loki zombando Bragi. (imagem por W. G. Collingwood)





Vale destacar para os amantes de HQ que Laufey proposta como pai de Loki pela Marvel Comics, nada mais é do que a mãe de Loki segundo os poemas de Edda. E então seu pai é Fárbauti, a versão criada por Stan Lee é feita para se adequar com o universo Marvel Comics e como eu já citei em outros postes, não meramente a história seja contada verdadeiramente nos quadrinhos, pois a muitas expansões como Avangers e New Avangers onde essa colocação é feita de maneira totalmente fictícia. Vale destacar que não só a Marvel fez HQ's sobre mitologia nórdica, a própria DC já propôs isso na revistinha chamada DC Millennium. E essas adaptações são feitas baseadas na Mitologia Nórdica e não meramente seguem os poemas e versos de Edda. Loki também é irmão de Býleistr e Halblindi.

Loki tinha alguns filhos, entre eles as criaturas monstruosas dele e uma de suas esposas a giganta Angrboda, com ela teve os filhos Ferir (O lobo que engoliu Odin), Jormungand (A serpente que mata Thor e morre por Thor) e Hel (banida por Odin, para o mundo das profundezas tem o corpo metade mulher, metade esqueleto. O vilão Duas-Caras do Batman foi inspirado na Hel).

Loki também foi casado com Signyn e com ela teve os filhos Nari e Narfi. Em alguns casos fora de Edda a mitologia nórdica apresenta Vali como filho de Loki, posteriormente irmão de Nari e Narfi e filho de Singnyn. Em outros versos Vali seria irmão de Thor posteriormente filho de Odin com Rind. Vali nasceu com o propósito de matar o Deus cego Holder, o então irmão de Balder. Balder é morto por Loki com uma flechada em seu coração. Os motivos desta morte, são porque Balder era um Deus conhecido pela sua bondade e conquistava a todos com sua paz e amor por onde passava, o que construiu a inveja e a ira de Loki que então matou Balder.




Por passar das duvidas Loki é considerado um personagem bem maléfico, e segundo teorias não é considerado um personagem perigoso. Porem ainda sendo considerado um personagem mal, muitas vezes é citado como um dos maiores aliados dos Deuses, tendo como principio uma das maiores aventuras da mitologia nórdica. A amizade de Loki com Thor, porem haverá muitas discórdias entre ambos, haverá muitas batalhas.

Entre suas intrigas a que mais merece destaque é a do poema Lakasenna, onde Loki e Odin discutem e trocam insultos sobre fatos do passado e meramente Frigg deusa e esposa de Odin, diz que o que ocorre no passado fica no passado, pois então Loki retruca e passa a insultar Frigg, é então que Thor chega e manda Loki calar-se, dizia que Loki não se passava de uma criatura maléfica e qual ao impor seu martelo disse que ia silenciar Loki, e assim também passam a discutir.




Eu espero que gostem deste post, pois o que é escrito aqui da muito trabalho de pesquisas e pesquisas. Então agradeço a todos vocês que leram este post até o final, fico grato se curtirem meu trabalho e dar um curtir na pagina através do Facebook. E se não for incomodo, se você for admirador e conhece outros admiradores da mitologia nórdica, que compartilhem este post, ficarei muito agradecido a todos vocês. Bom, até a próxima!

13 comentários :

  1. Muito Legal cara. Adoro Mitologia. Acabei de conhecer o blog, e já vou ver outras coisas nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou amigo! Espero que goste das outras postagens também. :3

      Excluir
  2. Recomenda um bom livro sobre Mitologia Nórdica? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica" é um ótimo livro, vale a pena conferir! Abs

      Excluir
  3. Muito bom,mas você esqueceu de citar Sleipnir,o cavalo de oito patas,tecnicamente,ele é filho de Loki.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas lembrando que Sleipnir foi uma criação de Loki para Odin,e por isso não citei ele nesse artigo. Por estar mais presente na vida de Odin http://www.jornalmitologico.com.br/2013/02/odin-deus-da-sabedoria-da-guerra-e-da.html

      Aqui temos uma postagem sobre os Filhos de Loki
      http://www.jornalmitologico.com.br/2013/02/os-filhos-de-loki-com-angrboda-parte-i.html

      E Obrigado pelo cometário :)

      Excluir
  4. "muitas vezes é COITADO com um dos maiores aliados dos Deuses" ?????
    MUITO BOM SEU POSTE, E EU LI COM BASTANTE ATENÇÃO E CARINHO... POR ISSO ESTOU TE AVISANDO SOBRE ESTE PEQUENO ERRO DE DIGITAÇÃO...ACHO QUE VC QUIS DIZER "CITADO" NÉ?
    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já arrumamos, muito obrigado pelo aviso! Fico feliz que tenha gostado. Obrigado novamente.

      Excluir
  5. Parabéns pelo post, muito bom. Tente fazer um sobre a história do Mjolnir, inclui Loki e os filhos de Ivaldi, os anões Brokk e Sindri.

    ResponderExcluir