quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Odin! Deus da sabedoria, da guerra e da morte.

Particularmente este é meu deus favorito, embora ainda tenha admiração por Thor e Balder. Mas sim porque teve um dos maiores papeis na batalha do fim do mundo, o Ragnarök. (mais abaixo, estarei descrevendo um pouco sobre o tema)



Odin é filho de Borr e da Jotun e é considerado um dos primeiros Deuses da Mitologia Nórdica, e também considerado o mais importante desta saga.


Odin nasceu no reino de Asgard, construiu o palácio de Valaskjálf, e la vivia observando os nove mundos. Sua principal arma era a lança Gungnir, uma especie de lança especial a qual após ser lançada voltava direto a mão de Odin. Segundo as prosas de Edda, esta arma nunca erra o alvo e também é unica arma capaz de matar a bruxa Gullveig, considerada imortal. Também era dono de Sleipnir um cavalo de oito patas. Se na mitologia grega temos Pegasus, aqui temos Sleipnir e não pensem que este cavalo é comum. (além do fato de este ter oito patas) Este cavalo foi criado por Loki (Deus do Fogo), foi feito para ser o cavalo que que pode-se fazer Odin voar, atravessar os mares e as terras dos mortos.


Odin era esposo de Frigg, com ela teve os filhos Thor, Balder e Vali. Odin possui barba branca e uma espécie de chapéu que representava os céus, além de um anel que representava o bem da terra, existe um filme de 2004 chamado A Maldição do Anel, faz varias citações a este.


Era também considerado um dos Deuses mais bom De Asgard, onde mandava suas servas as Valquírias encarregar de coletar todos os corpos de heróis mortos em combates. As valquírias eram consideradas filhas para Odin, embora suas servas. Eram belas moças que possuíam lanças e cavalos onde sobrevoavam as guerras e os escolhiam os soldados mais fortes e bravos e heróis para a Velhala. Que após a morte destes soldados, eram levados para la para serem treinados por Odin, para os eventos de Ragnarök. Porem nem todos soldados eram enviados a Odin, muitos deles eram enviados a Freia (Deusa Mãe)



Odin teve grande papel nos eventos de Ragnarök, terá sua batalha com com Fenrir e nesta batalha o Deus Odin será morto. Para tristeza de sua mulher Frigg, já abatida com a morte de seu filho Balder. Não se sabe o certo o motivo dessa guerra alguns acreditam que esta é considera a batalha do fim do mundo um apocalipse, mas não meramente de influencias bíblicas. Por um outro lado é inspiração de teoria pagãs, onde são destinadas as influencia de povos da mitologia indo-europeia. (recomendo que assistam o filme The runestone, para maior compreensão).


Na batalha com Fenrir ( Um lobo monstruoso e gigante, filho de Loki e irmão da serpente Jormugand e Hel) Odin é engolido e morto por Fenrir (não só Odin morreu nesta guerra, mas também Thor, Loki, Týr, Freyr e Heimdallr)


Nos contos e prosas de Eddas a um poema chanado "Vafþrúðnismál", nele aparece os diálogos entre Odin e Frigg. E meramente uma conversa jötunn, um sábio a qual Odin pergunta "Qual sol irá vir do céu após o gigante lobo fenrir engolir o sol?". O sabio respondeu a Odin, que o sol possui uma filha o a qual sugira, após o fim deste.



Odin também aparece nas histórias em quadrinhos da Marvel Comics, lembrando este não conta sua história. É apenas uma inspiração de Stan Lee, criador da história em quadrinhos Thor. Porem vale lembrar que suas obras são muito fieis as prosas de Edda.

7 comentários :

  1. mitologia nórdica é a minha segunda favorita.
    Odin também é um personagem importante do livro deuses americanos de Neil Gaiman, recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante que escritores, músicos e artistas, tragam os personagens nórdicos para outros temas, em um mundo alternativo assim como Neil Gaiman, assim como Stan Lee. Obrigado pela recomendação.;)

      Excluir
  2. Entre para a rede social www.taloko.tk

    A rede social para conhecer gente nova!

    Totalmente gratuita e sempre será!

    ResponderExcluir
  3. Este blog irá para as fontes do meu trabalho escolar :)
    Basicamente estou falando sobre os Vinkings, e achei que seria importante algumas citações sobre um dos mais importantes deuses da mitologia Nórdica/escandinava: Odin.
    O post ficou bom =)

    ResponderExcluir