quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Os filhos de Loki com Angrboda. (Parte I)


Hoje vamos falar sobre os filhos de Loki com a gigante Angrboda. Se você ainda não leu o post sobre Loki, recomendo que o leia antes, para toda e boa informação e maior compreensão deste artigo. Clique aqui para saber sobre Loki. Para os mais familiares sobre o assunto, ou aos que leram nosso post sobre Loki, recomendam que continuem aqui. Resolvi juntar informações sobre estes três gigantes e mais informações extras sobre a gigante Angrboda, em dois posts. Estão Preparados? Eu espero que sim!




Talvez seja difícil dar uma breve introdução sobre o assunto, talvez seja difícil esclarecer o assunto. O que eu posso contar é que todos acontecimentos descritos aqui neste post, são uma junção dos eventos de Ragnarök e um dos poemas do Edda em prosa. O poema Gylfaginning! Que nada mais é que a primeira parte do Edda em prosa, seguindo o cronograma de eventos. Seguido por Sháldskaparmál e Háttatal.

Em boa parte do seu tema e dos poemas de Edda, Loki foi casado com Singyn, com quem teve os filhos Nari e Narfi, mas não estamos aqui pra falar sobre estes. Estamos aqui pra falar sobre os três filhos de Loki com a giganta Angrboda, a qual foi casada com Loki em uma época um pouco distante e abstrata, com várias controvérsas.

Mas então, quem são esses três gigantes? Os gigantes Fenrir, Jormugand e Hel, são criaturas monstruosas e gigantes, isso explica o fato da semelhança com a mãe. Logo começarei por ela.


Angrboda (Que te ofertarás tristeza) 


Sua passagem pela mitologia nórdica é rápida e quase nada notável, com apenas alguns poemas do Edda em prosa como Gylfaginning e Völuspá. Por estes e demais fatos, ela será listada aqui, apenas como um complemento extra para vocês.

Angrboda é uma Jotun e não um "deus" (Explicarei mais abaixo, um pouco de alguns versos textualizar ela como um deus). Os Jotuns são uma espécie de "titãs" da mitologia nórdica (em referencia a mitologia grega). É uma raça que tem totalmente oposição contra os deuses, mas em muitos casos se misturam com os deuses. Afinal o motivo a qual foi casada com Loki ("Deus" do fogo) não seria de discordância não é mesmo?

Primeiramente deu a luz a Fenrir com o objetivo de usá-lo como disfarce para roubar o sol do céu, assim poderia alimentá-lo completamente sobre a carne dos deuses mortos. Em versos da prosa, a um conto sobre Ragnarök, onde Odin pergunta um sábio sobre o que haverá depois que Fenrir engolir o sol. Supostamente Fenrir e não meramente Angrboda engoliria o sol. Logo mais tarde, Angrboda deu a luz a Jormungand e Hel.

Em alguns textos da prosa ela é listada como deusa do medo, talvez pelo seu próprio nome que tem o significado de que alguém que traz dor, tristeza, medo. Segundo o nórdico antigo. Ela nasceu em Jötunheimr, que é um dos noves mundos da mitologia nórdica e é considerado o mundo dos gigantes. Conta a lenda que sua origem foi por uma bruxa que promovia eventos em Midgard, em uma floresta chamada Ironwood. Onde habitavam as Trolls mulheres. Desses eventos veio um ditado (que não consegui achar de maneira alguma) onde o mais forte seria chamado de Mánagarm e seria responsável por engolir a lua.


Infelizmente é difícil encontrar uma imagem desta. (Espero que nem liguem)

Fenrir ou Fenris (O Lobo que matou Odin)


Fenrir é a nossa primeira citação aqui, eu vou voltar a repetir é filho de Loki com Angrboda, posteriormente irmão de Jormugand e Hel.


 

Fenrir foi preso pelos deuses, pois apresentava grande perigo a Asgard. Pois as criações de Loki e Angrboda, para Odin seriam grandes problemas para os dueses, posteriormente manda o para Aesir.

La era cuidado por Týr (Terá um post com destaque para ele, aguardem), cuidado como um prisioneiro. Týr era considerado o único que podia alimentar o monstruoso e gigante Fenrir. Em alguns contos da Edda, Týr perde a mão para Fenrir, após tentar alimenta-lo.

Os deus notavam que o Lobo não parava de crescer, preocupados temiam que eles causaste destruição. Era condenável sua situação a quais o colocaram, acorrentado e posteriormente solto, Fenrir ira trazer grandes problemas e perdas nos eventos de Ragnarök. Causara um caos no Fim dos Tempos. A qual matará Odin e será morto por Vidar.

Filho de Loki, Fenrir tinha dois filhos. Um era Hati, o odioso e não penoso lobo que tinha como objetivo destruir e devorar a lua, e é considerado o lobo noturno. O outro filho de Fenrir era Skoll, encarregado de perseguir o sol, não só o sol como os cavalos de Arvákr e Alsvid. Também são eles que dão o inicio do Ragnarök, após concluir seus objetivos de acabar com a Lua e o Sol (Deve se notar aqui que a dois deus que protegem a lua e sol, são eles Mani e Sól), onde tudo escurece e a guerra com os deuses começa.

A luta contra Odin. Após o fim do do mundo começar, os deus se sentem obrigados a lutar e será em uma dessas lutas que Odin morrerá, senda a tristeza de Frigg. O acorrentamento do lobo fez, a fúria e a criação de seus dois filhos. O Ragnarök começa, e em uma breve luta contra Odin. E acabou por  Fenrir engolir Odin vivo.




Por fim Fenrir morre por Vidar (Deus da vingança). Vidar busca entrar nos eventos de Ragnarök com o objetivo de matar Fenrir, para assim vingar seu pai. Vidar mata Fenrir abrindo sua boca até rasga-la .


Como eu acho que é muita coisa para uma postagem, continuarei em outra, aguardem!

4 comentários :

  1. O inicio do Ragnarök acontece quanto Skoll e Hati engolem o sol e a lua, assim Fenrir se solta e o caos começa!

    ResponderExcluir
  2. qual é o nome da serpente?? Pois eu a conheço como Midgard... E Fenrir foi preso por Thor pelo que sei...

    ResponderExcluir
  3. Prince Of The Underground
    A serpente se chama jörmungandr,Um grupo de deuses é encarregado de aprisionar Fenrir, incluindo entre eles Thor, Tyr (que era como um pai para o Fenrir), Ódin e outros, tanto que desse aprisionamento ocorre o momento em que Tyr pedr uma de suas mãos ao quebrar a promessa que fez a Fenrir, Fenrir devora sua mão (Foi a unica vez que o Deus do juramentos Tyr, descumpriu uma promessa, mostrando o peso das promessas para o paganismo nórdico).
    Espero ajudar^^

    ResponderExcluir
  4. Onde Hela mora, pq no Edda diz q ela foi banida para Niflheim

    ResponderExcluir