domingo, 17 de março de 2013

Noldor


            Dentre os três clãs dos elfos que partiram de Cunúvien para a Grande Viagem, os que mais aparecem nas histórias da Primeira Era são os noldor. Mestres na sabedoria, eram os melhores na arte dos trabalhos manuais, e tinham cabelos pretos. De todos os Valar, amavam e eram mais amados por Aulë, o vala das criações.

            Liderados por Finwë, partiram como o segundo clã para as Terras Abençoadas. De todos os elfos, eram os melhores ferreiros de todos, e entre todas as suas obras, a maior de todas são as Silmarils, as pedras feitas por Fëanor com a luz das Árvores de Valinor.

            Depois da morte de Finwë, grande parte dos noldor seguiu Fëanor para a Terra Média, atrás de vingança. Sobre esses que foram caíu a Maldição de Mandos, que será exposta aqui:

            “Vocês verterão lágrimas sem conta; e os Valar cercarão Valinor para impedi-los de entrar. Ficarão de tal modo isolados, que nem mesmo o eco de suas lamentações atravessará as montanhas. Sobre a Casa de Fëanor, a ira dos Valar se abate, desde o oeste até o extremo leste, e sobre todos aqueles que se dispuseram a acompanhá-los.”


            Depois da fuga, Finarfin ficou sendo o Rei dos Noldor nas Terras Abençoadas, e com o tempo os noldor da Terra Média tiveram permissão de voltar à Valinor. A história dos noldor na Terra Média é entrelaçada com a das Silmarils e com o ódio de Morgoth. A ordem dos Reis na Terra Média é: Fingolfin; Fingon; Turgon; e o último dos Altos reis, Gil-Galad.

            Fingolfin, que reinou por muitos anos durante o Cerco a Angband, foi morto em combate singular contra Morgoth, e a partir daí o trono passou para seu filho Fingon. Fingon reinou por pouco tempo, pois foi morto durante a Nirnaeth Arnoediad, A Batalha das Lágrimas Incontáveis, e então seu irmão Turgon passou a ser o Alto Rei, uma vez que Gil-Galad era apenas uma criança a ser criada nos portos por Círdan. Turgon perdurou até Gondolin ser invadida e destruída, e a partir de então Gil-Galad se tornou o Rei, e reinou até o fim da Segunda Era, onde morreria na Batalha da Última Aliança, contra Sauron.



            Seus povos viviam espalhados pela Terra Média, em diversos povoados, mas  sua maioria se encontrava em Hitlum, Gondolin, Nargothrond, e a alguns ainda foi permitida a entrada no primeiro dos reinos élficos, na terra de Doriath, devido ao parentesco do rei Thingol com Finarfin, Rei dos Noldor em Valinor.

            Na época de O Senhor dos Anéis, podemos ver alguns descendentes dos noldor, e entre eles temos uma das grandes. Galadriel, a dama da floresta de Lórien, é filha de Finarfin, Rei no Oeste. É provável que ela seja a segunda elfa mais velha da Terra Média, atrás apenas de Círdan, o que lhe dá muita sabedoria, e tem muito poder por ter visto a luz das Árvores de Valinor

0 comentários :

Postar um comentário