domingo, 16 de junho de 2013

Páris, o filho de Príamo

Páris.

Páris era um dos príncipes de Tróia, foi filho de Hécuba e de Príamo, rei de Tróia. Era um admirador, sempre valorizava e apreciava as mulheres, sempre as deixando encantadas. Logo ao nascer foi condenado á morte pelo seu próprio pai, pois um oráculo previu que Páris iria acabar com o império vitorioso que Príamo havia construído. Foi abandonado no alto de uma montanha mas acabou sendo encontrado por um pastor que deu-lhe todo o carinho e educação que precisava, ensinou-lhe a cuidar das ovelhas. O tempo passou, Páris cresceu, tornou-se um homem belo e encantador, sempre com uma aventura amorosa diferente para se orgulhar.

Helena e Páris.

Durante anos nós lemos e ouvimos histórias sobre deuses, heróis e monstros de diversas mitologias, ás vezes chegamos a idolatrar ou a odiar alguns desses personagens. Odiamos aqueles que mataram os personagens que nós idolatramos, isso é fato.

Mas onde entra Páris nisso? Muitos adoradores da mitologia grega enxergam Aquiles como o maior herói de toda a Grécia, que logo foi morto por Páris com uma flechada no calcanhar. Esse mesmo Páris que fez com que ocorresse toda a Guerra de Tróia após raptar Helena foi o mesmo que matou um dos principais heróis dessa mesma guerra.

Já vimos os motivos pelo qual muitos não o admiram, mas vamos agora para os motivos que levam a admirá-lo, principalmente as mulheres. Páris não era o principal príncipe de Tróia, não era um herói e muito menos corajoso, mal sabia segurar uma espada, seu irmão era quem sabia fazer tudo isso. Então vem aquilo que pode mudar qualquer história, a beleza, Páris era bonito, mulheres se apaixonavam por ele com muita facilidade.

Páris tendo que escolher a mais bela entre as três deusas: Atenas, Hera e Afrodite.

Uma das histórias vividas por Páris é a em que teve que escolher a mais bela entre três deusas: Hera, Atena e Afrodite. Cada uma tentou suborná-lo com ótimas propostas para ganhar o pomo dourado, mas a única que ofereceu a ele o que mais queria foi Afrodite que o ajudou a ter a mais bela semideusa, Helena.


O príncipe troiano não teve uma vida muito gloriosa, causou a guerra, a destruição de Tróia e a morte de seus familiares. Conseguiu não ser lembrado apenas por isso, pois matou Aquiles. Foi morto por Filoctetes após ser atingido por uma flecha envenenada.

Filme


Páris e Helena no filme Tróia.

No filme Tróia, que conta o que ocorreu durante a Guerra de Tróia, Páris rapta Helena, quase morre para Menelau e no final mata Aquiles com uma flecha no calcanhar.

0 comentários :

Postar um comentário