Dias da semana: greco-romana



Já parou para pensar no significado de cada dia da semana e a sua origem? As mitologias podem te explicar. Começamos pelo significado dos dias das semanas na mitologia greco-romana.

Na mitologia greco-romana, assim como na mitologia nórdica, cada dia da semana é dedicada a um deus diferente. Devemos lembrar que a mitologia grega e romana apresentam deuses com histórias similares, por isso alguns mitos apenas alteram o nome dos deuses. A ordem resumida dos dias é a seguinte:

Segunda-Feira: É o dia dedicado a Lua, portanto sendo vinculado à Selene, deusa da lua, que na mitologia romana corresponde à Luna.

Terça-Feira: Representa Ares, o deus da guerra selvagem. Os romanos o conhecem como o deus Marte por terem aventuras similares mesmo que tenha surgido antes na mitologia romana.

Quarta-Feira: É o dia dedicado a Hermes, o mensageiro dos deuses. Corresponde à Mercúrio na mitologia romana.

Quinta-Feira: É o dia de Zeus, o pai do Olimpo e senhor dos raios. Na mitologia romana corresponde ao deus Júpiter.

Sexta-Feira: Esse dia é dedicado à deusa Afrodite, a personificação do amor e da beleza. É conhecida como Vênus na mitologia romana.

Para não poluir a postagem com diversos nomes de deuses, publicaremos em breve uma versão da mitologia nórdica que explica de maneira mais clara a origem dos dias da semana em inglês.

Postar um comentário

0 Comentários